Idols do K-pop tentam carreira solo para manter a carreira viva, e eles estão tendo sucesso

 Quando o líder do K-pop BTS anunciou uma pausa nas atividades do grupo em junho passado, uma das primeiras perguntas que vieram à mente dos críticos foi se os membros individuais poderiam ter sucesso por conta própria.

 
Quase um ano se passou desde então, e a resposta parece ser um retumbante sim.
 
A medida que as boy bands enfrentam deveres militares iminentes e os contratos dos girl groups com suas agências originais chegam ao fim, membros de grandes grupos de K-pop estão cada vez mais apresentando suas próprias músicas sem o crachá da banda e provando que eles são apenas tão capazes sozinhos quanto quando estão juntos.
Pavimentando o caminho está Jimin, o membro do BTS que liderou a parada de singles Hot 100 da Billboard, a primeira vez para qualquer estrela solo do K-pop.
 
“Like Crazy”, a faixa principal de seu primeiro álbum solo oficial “FACE”, lançado em 24 de março, ficou no topo das paradas atualizadas da Billboard na semana que começou no sábado. “FACE” ficou em 2º lugar na parada de álbuns da Billboard 200, outro novo recorde para um artista solo de K-pop.
A imagem da capa online do álbum solo de Jimin ″FACE″ [BIGHIT MUSIC]

A imagem da capa online do álbum solo de Jimin ″FACE″ [BIGHIT MUSIC]

 
O gráfico Hot 100 é especialmente significativo porque, ao contrário do gráfico dos 200 melhores álbuns, que considera apenas as vendas de álbuns, streams e downloads, o airplay de rádio também é calculado em suas métricas.
 
As vendas de álbuns, streams e downloads são normalmente considerados um indicador do poder de compra do fandom de uma estrela, em oposição ao airplay de rádio, que considera a frequência com que uma música foi tocada nas estações de rádio e reflete melhor o quanto a música foi exposta ao público geral de ouvintes.
 
Com o aumento da influência do K-pop em todo o mundo, a Billboard vem aprimorando suas regras para minimizar a influência de compradores em massa em seu sistema de gráficos, porque os fãs obstinados do K-pop costumam comprar dezenas, senão centenas, de cópias de um único álbum de uma só vez.
 
Em janeiro de 2021, a Billboard disse que contará qualquer número de cópias compradas por um único cliente como uma compra de unidade, em oposição a um máximo de quatro unidades elegíveis antes da correção.
 
Mesmo com o novo método de contagem, “Like Crazy” marcou 254.000 pontos por suas vendas de CD e download, enquanto os streams chegaram a 10 milhões. O airplay de rádio contou com 64.000 pontos durante a semana após seu lançamento em 24 de março.
 
Imagens do vídeo de dança de Blackpink Jisoo para sua primeira música solo "Flower" [YG ENTERTAINMENT]

Imagens do vídeo de dança de Blackpink Jisoo para sua primeira música solo "Flower" [YG ENTERTAINMENT]

Imagens do vídeo de dança de Blackpink Jisoo para sua primeira música solo "Flower" [YG ENTERTAINMENT]

Imagens do vídeo de dança de Blackpink Jisoo para sua primeira música solo "Flower" [YG ENTERTAINMENT]

 
Jimin pode ter estabelecido o recorde nas paradas americanas, mas outras estrelas também estão deixando sua marca.
 
Jisoo do Blackpink se tornou a primeira cantora solo de K-pop a vender um milhão de cópias com seu álbum "ME", vendendo 1,02 milhão de cópias menos de uma semana após seu lançamento em 31 de março
 
Os solistas pop foram conquistados por seus companheiros de banda, mais recentemente por Lisa com seu álbum solo "Lalisa" (2021) que vendeu 730.000 cópias durante a primeira semana de seu lançamento, e antes disso por Rosé, que vendeu 440.000 cópias de seu álbum solo "R "(2021) durante a primeira semana.
 
O videoclipe de Jisoo para sua faixa principal “Flower” ultrapassou 100 milhões de visualizações na sexta-feira, sete dias e 22 horas após seu lançamento, e foi o videoclipe mais assistido no mundo durante a semana de 31 de março. 

O gráfico do Top 100 do Single Chart oficial britânico, o mais alto de todos os tempos para uma mulher solista de K-pop.
 
Lançamentos recentes de artistas de K-pop incluem Kai do EXO, que liderou a parada de álbuns do iTunes em 40 regiões com seu terceiro EP solo “Rover” no mês passado. Onew do SHINee lançou seu primeiro álbum completo “Circle” em 6 de março, seguido por dois singles japoneses em 22 de março. Mark da boy band NCT lançou sua segunda faixa solo “Golden Hour” na sexta-feira, e Park Woo-jin de boy A banda AB6IX lançou recentemente seu primeiro EP solo “oWn”.


Onew da boy band SHINee [SM ENTERTAINMENT]

Onew da boy band SHINee [SM ENTERTAINMENT]

Kai da boyband Exo [SM ENTERTAINMENT

Kai da boyband Exo [SM ENTERTAINMENT

 
Quanto aos próximos lançamentos, Taeyang do Big Bang tem um álbum definido para sair este mês, Lee Gi-Kwang do Highlight lançará em breve seu primeiro álbum solo completo, BamBam do GOT7 lançará seu primeiro álbum solo completo e garota Jang Ye-eun do grupo CLC e Lee Mi-joo do girl group Lovelyz também estão programados para fazer suas declarações solo.

Embora o sucesso de artistas solo possa ser creditado à maturidade do K-pop como gênero, o que resultou na expansão não apenas de fandoms globais de cantores individuais, mas também na conscientização geral das músicas de K-pop, isso pode realmente ser “apenas o começo”, segundo o crítico musical Cha Woo-jin.
 
“Chamamos isso de estreia solo porque lançar música solo significa que seu desempenho será avaliado como cantores solo e não como parte de um time”, disse ele. “Uma boa estreia é um bom começo, mas é só o começo. Agora eles têm que continuar o trabalho para realmente provar que são artistas solo capazes, o que não pode ser feito com apenas um ou dois hits, mas deve ser sustentado nos próximos anos.”
 
A tendência solo continuará com os membros restantes do BTS e outros membros das principais bandas de K-pop. Jimin foi o quarto membro do BTS a lançar seu próprio álbum, seguindo Jin, J-Hope e RM. Suga é o próximo com “D-DAY” agendado para lançamento em 21 de abril.

Postar um comentário

0 Comentários

Postagens mais recentes no blog